Confira dez dicas que ajudam convidados a evitarem gafes em casamentos.

janeiro 14th, 2014

confira-dez-dicas-que-ajudam-convidados-a-evitarem-gafes-em-casamentos

Não são só os noivos que precisam seguir certas normas de etiqueta na hora de organizar um casamento. Os convidados também devem ficar atentos a algumas regrinhas para não deixar os noivos em saias-justas e, pior, deixá-los no “prejuízo”. Ao receber um convite de casamento os convidados devem ficara atentos principalmente em relação aos presentes e ao número de pessoas que deve levar à festa. Confira dez dicas para evitar gafes.
1- Leia atentamente o convite. todas as informações importantes que o convidado precisa está no convite. Preste atenção em todos os detalhes para saber aonde comprar o presente, em que local entregá-lo e, principalmente, como se vestir na ocasião. Não há nada pior do que uma pessoa que não esteja de acordo com o “dress code” da festa.

2- Seja discreto. Convite de casamento é pessoal e nem sempre os noivos querem que ele seja divulgado. Tenha em mente que o convite veio para você e não para seus amigos, vizinhos e parentes.

3- Não abuse. Se o convite estiver com o nome do convidado acrescido da palavra “família” significa que o convite se estende ao marido ou mulher e filhos. Já se ele mencionar apenas “acompanhante” você deve levar apenas mais uma pessoa. Caso o convite esteja endereçado apenas a uma pessoa só ela deve ir ao casamento. Levar pessoas a mais pode significar prejuízo aos noivos e situações de mal-estar.

4- R.S.V.P. A maioria dos convites de casamento vêm com um e-mail ou telefone para o R.S.V.P. (répondez s´il vous plaît). Esse é o contato para o convidado confirmar se vai ou não ao casamento. É educado confirmar a presença o quanto antes e dar o número exato de pessoas que vão estar presentes na cerimônia. Lembre-se que essa confirmação é importante para o planejamento dos noivos e jamais confirme presença de alguém que não foi convidado.

5- Tenha bom senso. Nunca ligue para os noivos perguntando se você pode levar o namorado, amiga ou outra pessoa. Cada convidado representa um gasto para os noivos, por isso, a lista estabelecida por eles deve ser respeitada.

6- Presentes. Nunca deixe para entregar o presente no dia do casamento. No convite há o endereço dos noivos justamente para isso. Mande para aquele que mora mais próximo de você, por exemplo.

7- Lista. Se houver uma lista de presentes evite comprar em outro lugar a menos que você seja padrinho ou madrinha e já tenha combinado isso previamente com os noivos.

8- Levar coisas para casa. Só se leva doces para casa quando faz parte da lembrança, como no caso dos tradicionais bem-casados. Muitos noivos têm feito “marmitinhas” para que os convidados possam levar algumas guloseimas para comer depois. Se este não for o caso, coma apenas na festa. Os arranjos de flores também são “alvos” de alguns convidados. Lembre-se de que você não tem direito de desmontar a festa dos outros.

9- Não ir à igreja. A menos que o convidado tenha algum compromisso muito importante é inadmissível ir somente na festa do casamento não comparecer a cerimônia religiosa. Se você não puder ir ligue para os noivos e explique a situação, mas jamais deixe de comparecer por preguiça ou má vontade.

10- Buquê. O momento de se jogar o buquê tem como objetivo ser uma parte divertida da festa. Não fique de empurra-empurra e não crie clima caso outra pessoa peque o objeto.

Leave a Reply