Como organizar seu casamento

julho 25th, 2011


A primeira coisa que se deve ter em mente é que casamento não é sinônimo de estresse. Casamento deve ser lembrando como o melhor dia da vida dos noivos e por isso tudo deve ser motivo para comemorar. Ninguém merece chegar no seu grande dia “acabada” e não aproveitar tudo aquilo que foi planejado com tanto carinho e dedicação. Além disso, os convidados também estão anciosos para participar de um momento tão especial na vida de um casal.Então por onde começar? Dizem que o ideal é começar um ano antes ou mais cedo. O importante é organizar e por isso pode-se começar os preparativos somente seis meses antes, é só focar nos preparativos.

Primeiro decida o estilo da cerimônia, o local, o dia e o horário. Se a cerimônia for no mesmo local da festa,  reserve um horário com o juiz de paz e o líder religioso que farão a cerimônia. Em seguida faça uma pré-lista dos convidados para determinar o número de convidados.

Seis meses antes é ideal convidar os padrinhos e avisar aos pais das damas de honra que foram escolhidas. Nessa época, o imprescindível e a escolha do vestido da noiva. Definir o cardápio com o buffet e o destino da viagem de lua-de-mel.

Cinco meses antes a noiva deve escolher a grinalda e discutir quem farão os serviços de foto e filmagem. Faça pesquisas, inclusive de uma gráfica para os convites.
Quatro meses antes já é hora da confecção dos convites e contratação da empresa que fará a decoração da igreja e da festa. Uma boa dica é escolher flores da época porque ficam mais baratas e mais fáceis de conseguir flores de boa qualidade. Aproveite também para definir que tipo e como será o buque da noiva e das damas de honra. O buque das damas devem combinar com a decoração o da noiva só deve combinar com o estilo da noiva. Fazer contatos com DJ’s, bandas e corais. Comece a preparar o enxoval e feche os contratos de serviços. Fale com os pais de pajens e damas para definir os trajes que serão usados.

Três meses antes os convites já devem estar prontos e entregues pela gráfica. Encaminhar os convites ao calígrafo para que sejam entregues aos convidados à tempo e sem erros.  Pode-se encomendar os doces para ganhar tempo e não precisar se preocupar lá na frente. A noiva deverá marcar o horário no salão para fazer o dia da noiva e deixar agendado o dia das provas de maquiagem e penteado, mais ou menos um mês antes.

Dois meses antes preparar a documentação, inclusive as das testemunhas. Pesquisar o aluguel do carro que levará a noiva. Pegar firme na distribuição dos convites, todos já deverão estar entregues até um mês antes do casamento. Contrate os seguranças para o local da festa. Fazer prova de comida com o buffet. Fazer as listas de casamento no mínimo em duas lojas para facilitar a vida dos convidados.

Um mês antes pode-se fazer o chá bar ou chá de panela ou cozinha se preferir. Fazer a lista do chá, que deverá acontecer uns quinze dias antes. Faça uma reunião com o DJ para decidir as músicas da cerimônia e da festa. Finalmente chegou a época de reunir tudo, confVeerir os contratos e serviços. Ir ao salão para fazer as provas.

Uma semana antes faça depilação e prepare um kit com alguns itens emergenciais como escova de cabelo, grampos, curativos, comprimidos para alguma indisposição até uma meia-calça. Se for separar os convidados na festa, mande o layout das mesas para o buffet.

Chegou o dia! É pra descansar… Comer coisas leves e curtir os serviços prestados pelo salão do dia da noiva. Tenha paciência para se arrumar e só pense em aproveitar todos os momentos do casório.

Fonte: Sonhos Noivas

Leave a Reply